quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Apenas 5% dos doentes com insuficiência renal crónica fazem tratamento domiciliário

Em Portugal, cerca de 10 mil doentes padecem de insuficiência renal crónica e são tratados com diálise. Menos de 5% fazem tratamento domiciliário. Contudo, existem dados a suportar que esse seria um melhor tratamento, com melhor perfil de custo-eficácia.
A diálise peritoneal é um método domiciliário por excelência. No entanto, poucos doentes a conhecem ou a ela têm acesso. Poucos clínicos a prescrevem. Importa, por isso, discutir a sua subutilização.
O crescimento anual de doentes suportados com diálise crónica obrigará a optimizar a gestão clínica e económica deste sector. Qual é a perspectiva dos clínicos? Qual é a perspectiva dos doentes? O que falta fazer para cumprir melhor o direito dos doentes a um tratamento individualizado?
Para abordar estas questões, surge o livro “Diálise Peritoneal – Uma diálise feita em casa: para quando a opção?”, da autoria da Professora Anabela Rodrigues.
Este livro destina-se a médicos, enfermeiros e clínicos que lidam com doentes que padecem de insuficiência renal crónica e pretende ser veículo de sensibilização e formação na área de diálise peritoneal.
Em linguagem assertiva, suportada cientificamente, o livro abre caminho ao debate, desconstrói mitos e conceitos erróneos, abordando o que a diálise peritoneal oferece no painel das terapêuticas actuais da doença renal crónica.
O pré-lançamento do livro “Diálise Peritoneal – Uma diálise feita em casa: para quando a opção?” realiza-se dia 9 de Dezembro, pelas 18:00, na Livraria LeYa na Buchholz, Rua Duque de Palmela, 4, Lisboa e será apresentado por Maria Elisa Domingues.


Sobre a autora


Anabela Rodrigues – Nefrologista com o grau de consultora e Responsável pelo programa de Diálise Peritoneal – Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António. Professora na Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Porto). Doutorou-se em Ciências Médicas, na área de Diálise Peritoneal. Integrou o Comité Europeu para a elaboração de recomendações de boas práticas clínicas em Diálise Peritoneal e o Conselho da Sociedade Internacional de Diálise Peritoneal

www.rcmpharma.com/news/10988/51/Apenas-5-dos-doentes-com-insuficiencia-renal-cronica-fazem-tratamento-domiciliario.html

Sem comentários:

Enviar um comentário