segunda-feira, 28 de março de 2011

A CONFUSÃO DOS TRANSPORTES - Obriga a APIR a reunir com Ministério da Saúde

APIR foi recebida, no passado dia 16 de Março, pelo Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde Dr. Luís Canarias no edifício do Ministério da Saúde, em Lisboa. A audiência foi solicitada pela Direcção Nacional da APIR, na sequência de inúmeras queixas que doentes renais (transplantados e em diálise peritoneal) fizeram chegar à associação e que tiveram origem na suspensão de alguns serviços de transportes para consultas de pós-transplante e diálise peritoneal. Estas suspensões, de acordo com o Adjunto do Gabinete do Secretário de estado, responsável pela elaboração do diploma que irá regulamentar o transporte não urgente de doentes, serão o resultado das deficientes interpretações, por parte das ARS.
O Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde reconhece os argumentos da APIR, que refere existir uma difusa interpretação, por parte das várias ARS, dos regulamentos e inúmeras circulares normativas da DGS e da ACSS sobre o transporte não urgente de doentes.
O Dr. Luís Canarias também reconheceu que não se encontra plasmado em regulamentação Nacional o transporte de doentes transplantados e afirmou que, no documento que se encontra em preparação, pelo seu gabinete, essa lacuna será colmatada. Nesta reunião foram ainda apresentadas as propostas da APIR para a melhoria da gestão dos transportes dos doentes renais em consultas de pós-transplante e pré-transplante que passa por uma uniformização regulamentar por forma a eliminar as discrepâncias de serviços de transporte prestados aos doentes renais.

2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Disseram-me várias pessoas que saiu uma nova "lei" que esclarece que os doentes em dialise não sao obrigados a esperar pelos outros doentes que o acompanham no taxi para ir para casa. O taxista deve levar os pacientes que estão à espera para casa e depois ir buscar os que terminam mais tarde.
    Pidem esclarecer-me esta questão por favor?
    Liliana Ribeiro em hemodialise há 3 anos.
    Por favor respondam para: ms.lirib@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Ainda a aguardar resposta!

    Liliana Ribeiro.

    ResponderEliminar